Na eterna batalha entre restaurar ou arrancar um dente, a verdadeira vilã tanto pode ser a cárie, como a infeção ou o trauma. O herói? Esse não há dúvida! É o seu dentista em Faro, sempre pronto a salvar dentes com processos de restauração inovadores ou a substituí-los com tratamentos dentários modernos, como próteses e implantes. Em qualquer caso, deve ler esta artigo para se esclarecer antes de tomar uma decisão em conjunto com o seu médico dentista.
Restaurar ou arrancar? Primeiro tem de agendar uma consulta de avaliação no seu dentista
Para perceber em que situações pode ser necessário extrair um dente, deve recorrer a um profissional qualificado que vai ajudá-lo a identificar o problema.
Nesse sentido, convém agendar uma consulta de avaliação para um diagnóstico preciso num dentista em Faro, dentista em Loulé, dentista em Olhão, dentista em Almancil ou até mesmo em São Brás de Alportel. Independentemente do dentista no Algarve que escolher, deve fazer sempre um diagnóstico, que vai incluir um exame clínico da sua boca, avaliação dos sintomas, estudo do seu historial médico e odontológico e, possivelmente, radiografias dentárias.
Restaurar ou arrancar um dente? No nosso dentista em Faro, é com base nos resultados do diagnóstico que discutimos as opções de tratamento com os pacientes. Se a restauração for viável, explicamos quais são as alternativas à extração dentária, como desvitalização. Se a extração for necessária, explicamos ao pormenor o motivo, o procedimento, os cuidados pós-extração e futuro tratamento de reabilitação.
Restaurar ou arrancar: em que situações deve restaurar um dente?
Quando é possível preservar a estrutura do dente, ou seja, quando o dano não é muito comprometedor. Por exemplo:
- O dente apresenta uma cárie dentária que ainda não atingiu a sua estrutura.
- O dente está fraturado, mas com a maior parte da coroa dentária intacta.
- O dente está desgastado devido ao bruxismo (ranger dos dentes) ou devido ao desgaste natural que vem com a passagem do tempo.
- O dente vai ser corrigido (com facetas ou lentes de contacto, por exemplo) para anular imperfeições estéticas.
- O dente precisa de ser restaurado para suportar uma prótese dentária, como coroa ou ponte.
- O dente precisa de restauração para cobrir uma área mais exposta com sensibilidade dentária devido à recessão gengival ou erosão do esmalte.
- O dente tem uma restauração antiga que precisa de ser substituída por uma restauração mais moderna, por questões estéticas ou de saúde oral.
Ainda assim, recordamos que a decisão de restaurar em vez de extrair o dente, deve ser tomada pelo seu dentista em Faro, após uma consulta de avaliação.
Marque já a sua consulta de avaliação na Sorri.Dente
Restaurar ou arrancar: em que situações deve extrair um dente?
Deve extrair um dente – ou arrancar um dente – quando já não é possível preservá-lo ou quando o dente em causa representa um risco para a sua saúde oral em geral. Por exemplo:
- O dente tem uma cárie dentária avançada que está a comprometer a sua estrutura.
- O dente do siso ficou incluso ou semi-incluso, ou seja, não se verificou a natural erupção, o que pode causar dor e desconforto.
- O dente apresenta uma infeção grave que se espalha para o tecido circundante.
- O dente tem de ser extraído devido a um quadro de periodontite mais complexo em que há uma perda significativa de tecido de suporte.
- O dente sofreu um trauma considerável – na sequência de um acidente, por exemplo – e a fratura está a comprometer a raiz.
- O dente não faz falta (é um dente supranumerário ou dente extra), pelo que pode causar problemas de oclusão e alinhamento.
- O dente tem de ser extraído para criar espaço para uma prótese dentária ou ponte fixa.
- O dente de leite não caiu naturalmente, a tempo para permitir a erupção correta dos dentes definitivos.
Restaurar ou arrancar? Mais uma vez, a extração de um dente é uma decisão que deve tomar em conjunto com o seu médico dentista. Por exemplo, no nosso dentista em Faro procuramos sempre preservar os dentes naturais dos pacientes. A decisão de extrair só é tomada depois de uma avaliação minuciosa, levando em linha de conta a saúde oral geral dos pacientes e as alternativas a nível de tratamentos dentários disponíveis.
Conheça as especialidades da nossa clínica dentária em Faro
E depois de arrancar o dente, que fazer?
Depois de arrancar o dente, deve seguir o tratamento dentário indicado pelo seu dentista em Faro, embora aqui possa ter um papel mais ativo, face à multiplicidade de opções (e preços) para substituir um dente. Por exemplo:
Pode optar por colocar um implante dentário
No nosso dentista no Algarve, esta é uma das opções mais populares para substituir um dente, embora seja também uma das opções mais dispendiosas: trata-se de colocar um implante (estrutura de titânio) no osso da mandíbula que vai fazer as vezes de raiz artificial para a coroa dentária do dente substituto.
Pode optar por colocar uma prótese dentária removível
Usada para substituir um ou mais dentes ausentes, a prótese dentária removível, como o nome indica, fica presa aos outros dentes naturais com grampos metálicos, mas pode ser retirada facilmente.
Pode optar por colocar uma ponte fixa
A ponte fixa é uma opção permanente, que não pode ser removida, já que é fixa nos dentes naturais vizinhos.
Pode optar por usar uma dentadura
Sendo que a dentadura ou prótese dentária completa é aconselhada quando foram extraídos (ou caíram) vários dentes da arcada dentária, substituindo-os a todos.
A escolha entre estas e outras opções de tratamento dentário, depende de vários fatores. A saúde oral é o primeiro da lista. O número de dentes ausentes, o segundo. Mas no nosso dentista em Faro também atendemos ao orçamento e às preferências pessoais dos pacientes. Por exemplo, os implantes dentários são mais naturais e duráveis (também mais caros), mas nem sempre são apropriados. Se não houver quantidade ou qualidade suficiente de osso para ancorar o implante, pode ser necessário realizar um procedimento de enxerto ósseo… ou optar por uma prótese dentária fixa ou removível.
Restaurar ou arrancar um dente? Seja qual for a decisão, na Sorri.Dente, Clínica Médica-Dentária em Faro, encontra uma equipa de profissionais experientes e qualificados, muito interessados em lhe devolver o sorriso brilhante e confiante!